Alimentação infantil – como estruturar e programar a marmita das crianças?

Cada vez há uma maior consciência no que toca à alimentação infantil e os pais procuram cada vez mais que os seus filhos tenham uma alimentação saudável.
Mas então como deve ser constituída a marmita das crianças?
Como montar a lancheira? Que tipo de materiais comprar para um acondicionamento bom e prático?
Hoje em dia há uma série de lancheiras e marmitas disponíveis no mercado!
Há várias boas opções e não temos que optar por uma em particular. O que geralmente sugiro é que optem por uma marmita térmica que permita manter a temperatura dos alimentos e que seja leve e fácil de transportar (este ponto parece-me especialmente importante ainda mais no que toca às crianças, uma vez que já andam muito carregadas com os livros escolares).
Que refeições deve incluir de forma a garantir um dia alimentar saudável para a criança?
Para garantir uma alimentação saudável a criança deve fazer várias refeições ao longo do dia!
Assim a sua lancheira deve incluir um lanchinho para o período da manhã, um lanchinho para o período da tarde e almoço (no caso de levarem almoço de casa).
Se a criança chegar tarde a casa e tiver atividades extras durante a tarde, a minha recomendação é no sentido de levar 2 lanches para o período da tarde, em vez de apenas 1.
Importante lembrar que o pequeno-almoço é igualmente importante, mas que idealmente esta refeição não deve fazer parte da lancheira, porque deve ser uma refeição tomada em casa!
Então o que é que a lancheira deve conter?
Tal como disse anteriormente, deve conter 2-3 opções de lanches, a distribuir ao longo do dia, e um almoço, constituído de sopa e prato principal, quando a criança não almoça da escola.
Pode ser importante levar cada lanche acondicionado separadamente em saquinhos individuais para que a criança saiba como é constituído cada lanche e aprenda a separar as diferentes refeições do dia. Isto pode ser importante principalmente quando as crianças são mais pequenas ou têm dificuldade em controlar as escolhas alimentares.
Cada um destes saquinhos pode levar uma etiqueta com a respectiva legenda como: lanche da manhã, lanche da tarde 1 e lanche da tarde 2 ou, se a criança ainda não souber ler, pode estipular-se um esquema de cores em que a cada cor, corresponde um momento do dia!
De refeição principal o ideal é que a criança em idade escolar comece o seu almoço sempre com uma sopa de legumes e depois faça de segundo prato constituído por uma fonte de proteína – carne, pescado, ovos – por uma fonte de hidratos de carbono – arroz, massa, batata, batata doce, grão, feijão, quinoa, couscous – e ainda incluir sempre um legume, seja cru ou cozinhado.
Como sobremesa priorizar sempre a fruta fresca (sem açúcar de adição!) – sendo que esta pode ser comida antes ou depois da refeição.
E de bebida a água!
Como boas opções de lanches:
Qual é a melhor altura do dia para preparar a lancheira?
Por uma questão de praticidade a lancheira pode ser preparada na noite anterior. Isto evita os esquecimentos e evita que o período da manhã seja mais stressante ou confuso.
Todos os snacks não perecíveis (que não se estragam facilmente) podem ser colocados logo na lancheira e os snacks que requerem frio podem ser deixados logo em saquinhos em separado no frigorífico para que seja só pegar de manhã.
Uma outra solução é deixar a lancheira já totalmente preparada na noite anterior e colocar durante a noite no frigorífico. Assim de manhã será só pegar e levar.
Com tornar o momento de fazer a lancheira mais pedagógico?
Explicar à criança como é constituída a sua lancheira é importante, para que a criança aprenda a fazer as suas escolhas alimentares de forma “autónoma” e consciente ao longo do dia.
Explicar que é constituída por um almoço (ou não) e 2 ou 3 lanches, que devem ser repartidos ao longo do dia e não comidos de uma só vez!
É importante deixar que a criança participe nas suas próprias escolhas alimentares.
Por exemplo:
- peça ao seu filho para escolher qual a fruta que quer levar no dia seguinte. Em vez de perguntar se quer fruta, pergunte-lhe antes qual é a fruta que quer!
- deixe que seja o seu filho a escolher qual a fonte láctea que quer incluir no seu lanche – queijo babybel ou iogurte ou pacotinho de leite?
- deixe-o escolher qual a acompanhamento do pão
- se optar pelo esquema de sinalização de cada lanche, deixe que seja o seu filho a escolher o que escrever nas etiquetas ou a cor!
Isto vai fazer com que o seu filho sinta que está a comer determinados alimentos porque quer e não porque “simplesmente”os pais mandaram para a escola!
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