Pequenas dicas para as suas férias!

O cuidado com a alimentação não deve ser visto como uma obsessão, mas sim como um hábito ou um ritual constante. Não deve ser visto como um fardo, mas sim como uma forma de estar na vida e de cuidado com o corpo e mente.
Obviamente que as diferentes fases da nossa vida, o nosso quotidiano, os nossos horários e até mesmo a nossa disponibilidade mental vão influenciar a nossa alimentação.
Por isso, mais do que nos adaptarmos a uma nova alimentação, deve ser a alimentação que se deve adaptar a nós e ao nosso dia-a-dia. Há que tirar partido de todas as situações!
Nas férias…
Nos períodos de férias e muitas vezes aos fins-de-semana a alimentação acaba por se alterar… quer pela diferença de horários, quer pela descontração do momento, e acabamos por fazer outras escolhas alimentares. E é normal que assim seja. Só não devemos descuidar totalmente a alimentação!
O pequeno-almoço deve continuar a estar sempre presente!
Aproveite os períodos de férias para fazer um pequeno-almoço mais requintado! Aproveite para comer fruta fresca, uns ovos mexidos, uma omelete ou fazer uma panqueca saudável!
Às refeições principais opte mais por saladas variadas e pelos grelhados.
São opções simples e saudáveis para fazermos nas nossas casas ou que estão disponíveis em qualquer esplanada de verão! E além de menos calóricos são pratos mais leves, frescos e fáceis de digerir!
Em altura de férias, deixe as grandes jantaradas para os dias em que se deita mais tarde ou que vai sair para dançar!
Mantenha o hábito dos lanches!
É normal que os horários sejam outros e que haja uma maior descontração do que toca às refeições quando estamos em ambiente de férias, mas procure manter o hábito de não ficar muitas horas sem comer!
Se possível organize-se de forma a andar sempre com uma opção de snack à mão!
No caso de comprar fora pode optar por uma dose de fruta fresca – além de saciante é hidratante! Ou se está mais guloso pode optar por um gelado à base de gelo e fruta ou leite – como solero, calipo, fiz limão, epá ou mini milk! Estas são opções práticas, não muito calóricas e que ajudam a refrescar nas horas de maior calor.
Não se esqueça dos líquidos!!!
Com o calor e exposição ao sol as necessidades em líquidos aumentam durante as férias, mas ironicamente muitas vezes o nosso consumo de água diminui nesta altura!
Não deixe que isto aconteça! Assim lembre-se de andar com a sua garrafa de água, colocar uma garrafa de água grande fresca na lancheira de praia, se for caso disso ou então de or comprando garrafinhas de água ao longo do dia!