Dicas e Truques para manter a alimentação saudável no verão!

Vem ai o verão!
Época mais esperada do ano! Cheia de sol, calor, praia e roupa pequena!
Uma excitação e… uma preocupação!
Se por um lado não apetecem pratos quentes e pesados, por outro, há uma série de tentações e petiscos à espreita que podem condicionar a nossa linha!
Veja como é possível desfrutar do verão, comendo bem, sem ganhar 2 ou 3 quilos no período de férias!
Refeições nas férias de verão
A mudança das rotinas durante o período de férias pode levar à alteração dos hábitos alimentares e de atividade física, levando ao aumento de peso. Apesar de as férias serem sinónimo de lazer e de momentos relaxados, sem grandes preocupações, não deve deixar de lado alguns dos cuidados elementares.
- Mantenha a máxima: Não «saltar» refeições
É normal que durante as férias tenha horários diferentes do seu ritmo normal, mas faça as adaptações necessárias para manter as refeições em intervalos regulares com cerca de 3 horas. Não «saltar» refeições ajuda a evitar os excessos nas férias.
- Opte por alimentos saudáveis e na quantidade certa
É normal que possa cometer um excesso ou outro, porque a época é convidativa a isso, mas deve manter como base uma alimentação equilibrada: faça refeições leves, incluindo sempre legumes e saladas.
- Aproveite as férias de verão para usar e abusar do peixe
Nos meses de verão o peixe grelhado sabe melhor do que nunca! Por isso, aproveite para o fazer em casa e tenha-o como primeira opção quando toma as refeições fora.
- Não esqueça: as férias são perfeitas para petiscar!
As mariscadas e os caracóis também são um clássico durante o verão…
Boa notícia: o marisco e os caracóis são alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura!
Se controlar o pãozinho no molho, a maionese e a cervejinha — que geralmente acompanham estes petiscos —, estas serão refeições equilibradas, que não contam como «disparates» na sua alimentação.
- Aproveite a fruta da época
As férias de verão são fantásticas para variar o mais possível o tipo de fruta. Faça da fruta o seu melhor aliado na hora dos lanches e desfrute!
- Tenha sempre um «plano B»
Se tiver um «programa» fora de casa e não souber a que horas será a refeição, faça um pequeno lanche antes de sair e leve uma alternativa de lanchinho extra consigo. Assim evita que sinta muito apetite e que se «perca» com entradas e petiscos enquanto espera pela refeição principal.
- Hidrate-se!
Lembrar: durante as férias de verão e quando está exposta ao calor redobre os cuidados com a hidratação. Nestas alturas como o risco de desidratação é maior, fazer uma ingestão adequada de água é fundamental.
- Use sacos e malas térmicas
No caso de as refeições serem feitas fora de casa transporte os alimentos mais perecíveis, como o queijo fresco, o fiambre, os iogurtes e os ovos, em sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo.
- Escolha bem os gelados
É impossível pensar em verão e em férias e não imaginar de imediato um delicioso gelado… A boa notícia é que não precisa de os erradicar da sua alimentação!
Opte por gelados à base de gelo ou de leite, que têm um teor de gordura reduzido. E dê preferência à hora do lanche para os comer!
- Faça uma refeição livre por semana
E mesmo que esteja em dieta, esta importante regra mantém-se nas férias: estipule sempre uma refeição por semana para comer o que quiser, pois faz falta ao seu regime e é saudável. Aproveite!