A problemática da celulite!
Celulite… um flagelo!
Sejamos gordas ou magras, a celulite, é um problema que afecta quase todas nós, em maior ou menos escala!
Entre os principais factores responsáveis, destacam-se o excesso de gordura corporal, a má circulação e a retenção de líquidos.
Apesar de a genética contribuir com um forte peso na tendência para se ter celulite, a alimentação e um estilo de vida ativo e saudável ajudam (em muito!) a reduzir este «problema».
Mas então o que fazer?
- Beber água em abundância!
É fundamental beber água em abundância ao longo do dia – beba pelo menos 1,5-2l!
Contudo para as pessoas que fazem mais retenção de líquidos, recomenda-se a ingestão de água com um drenante ou um chá diurético que favoreça a sua eliminação.
Boas opções são: chá de cavalinha, dente de leão, centelha asiática ou chá verde.
- Praticar exercício físico!
Qualquer tipo de atividade é bem-vinda para que se torne mais ativa!
O exercício é importante não só por ajudar na redução da massa gorda corporal, mas também por ser um auxiliar precioso na ativação da circulação.
E se sente que não tem tempo ou dinheiro para ir para um ginásio, não se preocupe!
Uma “simples” caminhada já ajuda, em muito, a reduzir a celulite, uma vez que melhora a circulação e o retorno venoso. Assim faça por ganhar o hábito de fazer 2-3 caminhadas por semana e verá que no espaço de 1 mês já vai sentir a diferença no seu corpo!
- Privilegiar bons hábitos alimentares
No que respeita à alimentação, mais do que procurar um alimento milagroso recomenda-se a adoção de hábitos saudáveis que favoreçam a diminuição da gordura corporal. Para isso, deve:
– Comer várias vezes ao dia, pouco de cada vez.
– Evitar o consumo de gorduras: molhos, queijos gordos, carnes gordas, fritos, folhados, empadas, chantilly, cremes ou biscoitos.
– Moderar o consumo de doces. Não é apenas a gordura da alimentação que é responsável pelo excesso de gordura corporal! O açúcar que ingerimos em demasia transforma-se em gordura, que é acumulada nas células gordas.
– Deve abdicar a todo o custo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Além de serem muito calóricos, favorecem a má circulação e retenção e, consequentemente, potenciam a celulite.
– Reduzir o consumo de sal! Este é um dos principais causadores da retenção de líquidos, devendo por isso ser reduzido ou evitado de todo. Reduza a quantidade de sal que usa para cozinhar e temperar e diminua também os alimentos salgados, como certos snacks e produtos de charcutaria.
– A dieta alimentar deverá ser rica em fibras, fruta e verduras. Sempre que possível opte por alimentos integrais ricos em fibras, que ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras.
Além destes cuidados, se gosta e tem possibilidades, as massagens de drenagem linfática podem ser uma grande ajuda no combate à celulite. Ideal para quem apresenta sinais de retenção de líquidos e problemas de circulação, a drenagem linfática é uma massagem que ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, gorduras e toxinas.