Bebidas alcoólicas… impacto na saúde e na dieta!

O consumo de bebidas alcoólicas é um hábito frequente em Portugal.
Mas será que isso tem impacto na saúde? e na dieta? quais os efeitos no nosso corpo?
Primeiramente importante perceber o que é o álcool!
O álcool é uma molécula química – etanol, que apesar de não ser considerado um nutriente, comporta-se no nosso organismo como tal. Ou seja, não tem a função de nos nutrir, mas confere calorias à nossa alimentação:
1g de álcool fornece cerca de 7Kcal, o que comparando com os outros nutrientes (1g hidratos de carbono 4 Kcal, 1g de proteína 4 Kcal, 1g de gordura 9 Kcal), percebemos que contribui a nível calórico de forma significativa.
Assim, no caso particular das dietas, o álcool ingerido não deve ser desvalorizado, uma vez que contribui para o aumento total de calorias diárias.
Qual/quais os efeitos de consumir bebidas alcoólicas quando estamos a tentar perder peso? (quebra o efeito da dieta? Dá motivação para continuar em abstinência? Pode ser visto como um prémio por se ter conseguido manter a dieta durante um determinado tempo?)
O consumo de bebidas alcoólicas quando estamos a fazer uma dieta de emagrecimento pode ter um impacto negativo de diversas formas:
– Valor calórico
quando procuramos perder peso é importante fazer uma restrição a nível calórico, principalmente calorias provenientes de alimentos com menos interesse nutricional – como no caso do açúcar ou álcool – que conferem calorias vazias, ou seja, fornecem calorias, mas não nutrientes ao organismo, que vão ter uma absorção mais rápida por parte do nosso organismo e consequentemente um maior armazenamento sob a forma de gordura.
– Perda de foco e controlo
o álcool, tal como sabemos, tem um efeito relaxante e desinibidor. O que acontece é que também nos faz perder o foco e muitas vezes leva-nos a comer não só mais quantidade, mas também a relaxar na dieta e a consumir alimentos mais calóricos, de que outra forma conseguiríamos ter um maior auto-controlo.
Assim, não só fornece calorias extras, como pode levar ainda a um aumento do apetite ou da gula, levando ainda a uma maior ingestão calórica!
– Efeito desidratante e retenção de líquidos
o álcool tem um efeito desidratante no corpo levando à perda de água, vitaminas e sais minerais e provoca simultaneamente retenção de líquidos, provocando uma sensação de inchaço e maior volume corporal, principalmente nas mulheres.
Assim, quanto maior o consumo de bebidas alcoólicas, maior a sensação de inchaço e de retenção de líquidos.
– Favorece a perda de massa muscular
o álcool tem ainda o efeito de favorecer a perda de massa muscular no nosso organismo. Facto que prejudica não só desportistas e quem faz exercício, como leva ainda a que o nosso metabolismo basal fique mais lento.
E há alguma receita mais natural ou bebida alternativa para substituir uma bebida com álcool?
Claro que sim! As bebidas não alcoólicas devem ser sempre priorizadas!
A água deve ser sempre a nossa bebida de eleição, mas quando apetece uma bebida com sabor, em vez das bebidas alcoólicas (ou em alternância com elas) podemos optar por bebidas não açucaradas e não calóricas como:
– limonada com hortelã sem açúcar (água, sumo de 1 limão, folhas de hortelã fresca)
águas aromatizadas com fruta ao natural (água, rodelas de limão, framboesas frescas, hortelã)
– chá frio (chá a gosto servido frio, com gotas de limão)
– refresco aromatizado (gasosa sem açúcar com morangos fresco e pau de canela)
– refresco de café (água fresca, 1 canela de café “de saco”, gostas de limão)
Mas se não resistir à tentação, das várias bebidas com álcool que existem no mercado, qual a mais inócua?
Toda e qualquer bebida alcoólica deve ser contabilizada e bebida sempre com moderação!
Mas para que possa fazer escolhas mais conscientes e ter uma noção mais real, segue o valor calórico aproximado das bebidas alcoólicas mais consumidas em Portugal:
lata de cerveja (330 ml) – 160 calorias
mini (200 ml) – 80 calorias
sidra (330 ml) – 180 calorias
taça de vinho tinto (150 ml) – 125 calorias
taça de vinho branco (150 ml) – 122 calorias
taça de champanhe (150 ml) – 124 calorias
gin (1 dose de 42g) – 110 calorias
gin tónico (gin com água tónica) – 170 calorias
whisky (1 dose 42g) – 105 calorias
vodka (1 dose 42g) – 97 calorias
Importante lembrar!!!
Além do álcool, muitas bebidas alcoólicas apresentam ainda açúcar de adição e/ou refrigerante, aumentando ainda mais o valor calórico da bebida.
E para além disso, muitas vezes, não ficamos apenas por um copo… bebemos vários ao longo da noite… Por isso na altura de fazer os cálculos não se esqueça de multiplicar o valor de cada bebida pelo número de copos que bebeu, e vai ver que muitas vezes o valor de calorias pode ser assustador!
Dicas práticas!
- Ao adicionar uma bebida extra não calórica (como água ou gasosa sem açúcar), vamos contribuir para a diluição do álcool (reduz o teor do álcool da bebida) e paralelamente vamos contrariar o efeito desidratante do álcool, uma vez que vamos estar a hidratar simultaneamente.
- Procurar alternar sempre a bebida alcoólica com a água! Tenha os 2 copos e vá alternando as 2 bebidas. “Só é permitido passar para um segundo copo de álcool, depois de ter bebido um copo de água também”. Assim ao longo da refeição, não só, vai hidratando, como provavelmente vai reduzir a ingestão de bebida alcoólica sem dar por isso.
Ideias de bebidas alcoólicas mais ligeiras:
– Sangria “light” – vinho branco leve (menor teor alcoólico), gasosa sem adição de açúcar (0 calorias), fruta fresca natural, canela e hortelã
– Gin “light” – gin, água tónica light (sem açúcares) , rodelas de pepino ou de fruta fresca a gosto
Se beber, beba de forma consciente e sempre com moderação!