Snacks que podem não ser assim tão saudáveis…

Será que todos os snacks são saudáveis? E adaptados ao seu objetivo?
Comer várias vezes ao longo do dia e ir fazendo snack a meio da manhã e da tarde parece ser uma prática de alimentação saudável! Mas será que basta pensar em fazer estes snacks para ser equilibrado?
Não! Tão importante como o comer, é saber o que escolher para estas pequenas refeições.
Caso contrário, em vez de uma prática saudável e que ajuda a manter a linha, pode torna-se num inimigo e ter o efeito oposto!
Claro que há alimentos que sabemos automaticamente que não são boas opções e que não devem fazer parte da nossa alimentação diariamente – é o caso dos snacks como bolos de pastelaria, salgadinhos, merendas, folhados, guloseimas, bolachas e biscoitos açucarados… Contudo, há outros que podem levantar dúvidas e o seu consumo regular ou desregrado, pode não ter um efeito tão benéfico ou tão adaptado ao nosso objetivo.
Fica a lista de 4 Snacks que podem levantar dúvidas e que deve ter algum cuidado no seu consumo:
– Sumos naturais!
Apesar da matéria prima que lhe dá origem – a fruta – ser saudável, muitas vezes os sumos acabam por não ser a melhor opção.
Um sumo natural leva muita quantidade de fruta de uma só vez (por vezes equivalente a 3-4 peças, dependendo do copo) e já vem liquefeito. Ou seja, não só é uma grande quantidade de açúcar (frutose) de uma vez só, como o facto de estar liquefeito faz com que seja absorvido mais rapidamente e que o açúcar entre mais rápido na nossa circulação.
Além disso, o facto de ser bebível, permite-nos ingerir uma maior quantidade do que ingeriríamos se fosse a fruta em estado sólido.
– Frutos secos!
Os frutos secos têm surgido nos últimos tempos no top de snack mais saudável!
Apesar de nutricionalmente saudáveis e super completos, o facto é que os frutos secos são hipercalóricos e o seu consumo tem que ser doseado!
100g de frutos secos, fornece aproximadamente 600 calorias!
Além de que este pequeno alimento tende a ser um bocadinho viciante e compulsivo, sendo por vezes, difícil controlar as porções! Assim, pode passar de lanche equilibrado a bomba calórica num abrir e fechar de olhos e contribuir definitivamente para o aumento de peso!
Esqueça a ideia de que “se 1 faz bem, 10 ou 100 faz muito melhor”!
Esta ideia está totalmente errada! Tão importante como a qualidade do alimento, é a dosagem ou porção em que o ingerimos!
Por isso, se o seu objetivo for o controlo ou a perda de peso e tiver dificuldade em controlar a porção, provavelmente os frutos secos não são o melhor snack para si!
– Queijo fatiado!
O queijo pela sua riqueza em gordura animal deve ser consumido com moderação. Deve ser usado como acompanhamento de um pão ou como extra numa receita, mas não deve ser usado como opção de sanck para ir petiscando.
Os queijos fatiados são queijos provenientes da gordura do leite (ao contrário dos queijos frescos que provêm do soro/proteína do leite), assim têm uma carga de gordura que não deve ser desvalorizada.
Quando usamos queijo como acompanhamento, a dose é mais facilmente controlada, contudo se o queijo for comido como petisco – tipo rolinhos de queijo – rapidamente perdemos o controlo da dose e comemos 4-5 fatias de queijo facilmente – e isto representa cerca de 280-350 calorias (das quais 22g – 28g de gordura) (para um queijo MG do tipo limiano/flamengo).
– Bolachas/biscoitos aptos para diabéticos
A zona dos produtos dietéticos está recheado de opções de bolachas, biscoitos, palmiers com alegações como “Sem açúcar” e “Apto para diabéticos”, que nos faz pensar que são boas opções e que podemos comer em livre demanda.
Contudo estes produtos, na sua maioria, não são boas opções e são tão pobres nutricionalmente como as bolachas “ditas normais” e bolos de pastelaria.
O facto de não ter “açúcar de açucareiro” não significa que não tenham de facto açúcar – muitas vezes são usados açúcares alternativos – como a frutose ou xaropes – que são igualmente um açúcar e apresentam as mesmas calorias do que o açúcar normal! Para além de que estes produtos muitas vezes têm mais aditivos e gordura de adição para melhorar o sabor!
Assim não só não são menos calóricos, como também não são mais saudáveis e não devem fazer parte da nossa alimentação no dia a dia normal!