Iogurte – como escolher?

Os iogurtes são uma ótima opção de snack e uma excelente alternativa como parte integrante de um pequeno-almoço saudável. Mas os supermercados estão recheados de opções e a variedade é tanta que a escolha pode levantar algumas questões!
Em consulta deparo-me frequentemente com dúvidas como “o que é realmente um iogurte magro?”, “um iogurte magro tem ou não tem açúcar?” ou “os iogurtes magros são só para quem faz dieta?”
Assim parece-me pertinente desenvolver um pouco o tema e desmistificar alguns conceitos.
Um iogurte magro ou 0% de Matéria Gorda, por definição é um iogurte que garante um teor máximo de gordura de 0,3% de matéria gorda, ou seja, é feito a partir de leite magro, contendo apenas vestígios de gordura.
Apesar de magro remeter a dieta, importante perceber que estes iogurtes são benéficos não só para quem está a fazer dieta ou procura perder peso, mas também para quem procura fazer escolhas alimentares mais equilibradas, menos calóricas e pobres em gordura.
Paralelamente, quando o objetivo é uma alimentação mais equilibrada, devemos optar também por iogurtes sem açúcares de adição.
Um iogurte nunca pode ser 0% de açúcar, uma vez que apresenta sempre os açúcares (hidratos de carbono simples) naturalmente presentes do leite (e da fruta, no caso dos iogurtes com fruta adicionada). Contudo devemos ter o cuidado de escolher iogurtes com 0% açúcares adicionados, ou seja, só com os açúcares naturalmente presentes no alimento.
Assim, sempre que possível devemos optar por iogurtes magros e que não tenham igualmente adição de açúcar, ou seja, 0% de açúcares adicionados.
Mas tal como vimos iogurte magro, refere-se ao teor de gordura, por isso, ser magro, por si só, não garante que o iogurte não tenha açúcar de adição.
Há no mercado iogurtes magros e que paralelamente não têm adição de açúcar e outros magros, mas que apresentam açúcar. Daí a importância de saber escolher!
Mas como fazer esta distinção?
A melhor forma de sabermos o que está presente num alimento é através da leitura dos rótulos.
Melhor do que olhar simplesmente para a tabela nutricional, que muitas vezes levanta dúvidas na sua interpretação, é mais fácil olharmos para a lista dos ingredientes.
Todos os ingredientes têm que constar obrigatoriamente no rótulo e vêm sempre descritos do que está presente em maior quantidade para o que está presente em menor quantidade.
Assim é fácil perceber exatamente como é composto determinado alimento e se apresenta ou não açúcares adicionados.
Se dentro dos 3 primeiros ingredientes da lista constarem ingredientes como gordura, óleos, nata ou açúcar, sacarose, xarope de glicose, esse alimento será muito rico em gorduras e açúcares respetivamente.
No caso específico dos iogurtes, se na listagem aparecer açúcar, sacarose, xaropes, frutose… então esse produto tem açúcar de adição.
Caso não conste da lista, significa que não tem, e que apresenta apenas os açúcares naturalmente presentes no alimento.
Faça escolhas conscientes, faça escolhas saudáveis!
2 Comentários Esconder comentários
Os comentários estão encerrados.
O que acha do iogurte grego natural sem açúcar? Obrigada
Depende da marca!
Muitos iogurtes gregos têm natas de adição ou têm muito mais gordura do que um iogurte magro. Nesse sentido, pelo maior teor de gordura, não considero a melhor opção!
Se o teor de gordura for até 1g é uma opção semelhante ao iogurte natural normal!