A importância do pequeno-almoço!

Pequeno-almoço, refeição fundamental!
Esta é uma refeição por vezes esquecida ou um pouco desvalorizada… mas deve fazer parte das suas rotinas diárias… saiba porquê!
Comece o seu dia com um bom pequeno-almoço. Idealmente esta refeição deve ser feita em casa e com algum tempo (10 minutos serão mais do que suficientes). O pequeno-almoço é importante não só por ser a primeira refeição do dia, fazendo a quebra do jejum noturno, como também porque nos permite «recarregar as baterias», fornecendo ao organismo as calorias e nutrientes necessários para começar a jornada diária de forma equilibrada.
O pequeno-almoço ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, que por sua vez regulam o apetite e a energia. Assim, as pessoas que o tomam têm menor probabilidade de sentir apetite e de cometerem excessos alimentares durante o resto do dia.
Esta refeição deve ser completa e variada. Deve incluir uma fonte láctea ou equivalente com baixo teor de gordura, cereais ou pão (dando preferência às versões integrais) e fruta.
Esqueça a ideia de que não tem tempo para tomar o pequeno-almoço, ou de que compensará mais tarde. Organize-se, não só pelo seu peso como também pela sua saúde.
Não tenha dúvidas: vai sentir-se melhor e ser mais saudável!
Tomar o pequeno-almoço em casa não é um «bicho de sete cabeças». Sugestão: tenha sempre leite magro ou iogurtes magros no frigorífico e fatias de pão de centeio no congelador; compre queijos magros para barrar ou fiambre de aves com frequência e tenha sempre fruta fresca numa cesta. Não vai demorar mais de 10 minutos a tomar a refeição e sentir-se-á realmente melhor.
Ideias de pequenos-almoços práticos, rápidos e saudáveis:
Fruta fresca com pão de centeio com queijo fresco magro:
Fruta fresca
1 bolinha de centeio ou 1 fatia de pão de centeio
Queijo fresco magro ou queijo creme light para barrar
Este é um pequeno-almoço tradicional.
Sempre que possível opte pela fruta fresca em vez dos sumos, mesmo que naturais! Como alternativa pode optar também por um chá ou um iogurte magro.
Opte por pão mais escuro e de acompanhamento para o pão escolha sempre as versões magras dos queijos ou se preferir fiambre de aves.
Papaia com iogurte e linhaça moída
½ papaia pequena
1 iogurte natural, sem adição de açúcar (pode juntar um pouco de adoçante)
2 colheres de sobremesa de sementes de linhaça moída
Corte a papaia ao meio, retire as sementes e corte em cubos. Adicione 6 gotas de adoçante líquido ao iogurte natural e mexa bem até ficar cremoso. Deite os cubos de papaia numa taça e regue com o iogurte batido. Polvilhe com a linhaça moída.
Pode ir alternado o tipo de fruta neste pequeno-almoço.
Se sofre de obstipação, esta receita é uma ótima alternativa para incluir regularmente na sua dieta.
Papa de aveia
3 colheres de sopa de flocos de aveia finos
100 ml de leite magro
100 ml de água
1 casca de limão (opcional)
canela em pó
Numa taça grande, coloque a aveia, o leite e a água. Junte a casca de limão e 1 colher de café de canela. Leve ao micro-ondas na potência máxima durante 2 minutos. Se necessário, acrescente um pouco mais de água e mexa bem. Antes de servir, polvilhe com um pouco mais de canela.
Esta receita é uma boa alternativa para um pequeno-almoço ou para um lanche bem nutritivo e saciante.
Se gostar pode ainda adicionar frutos silvestres à papa de aveia.
Experimente!